As reformulações do Mercado de Gás

Entre as principais discussões do mercado esta semana, estão as divergências sobre a autorização da venda direta de GLP pelas distribuidoras.

Na última quinta-feira, dia 18 de julho, a ANP revogou a proibição da venda direta do GLP, o famoso gás de cozinha, por distribuidoras de combustíveis. Essa mudança reflete uma das séries de mudanças elaboradas pela agência, referentes as regras do setor. O objetivo dessa mudança, segundo o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, é acabar com o repasse das distribuidoras para as revendedoras de GN, impactando positivamente no preço final do consumidor.

“É o fim da obrigatoriedade que o botijão de gás de cozinha de 13 kg tenha que obrigatoriamente passar pelo revendedor de GLP antes de chegar ao consumidor, assim estamos eliminando uma restrição regulatória que nunca se confirmou na prática”, conclui o diretor-geral da agência.

Já o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirma que levar essa discussão ao Conselho de Política Energética pode ser necessária, por implicar não só em uma nova regulação do mercado mas também para mitigar os possíveis riscos dessa nova liberação, que seria os perigos de adultério no Gás inserido dentro da botija e a desobrigação de proteção da marca dos revendedores do GLP.

A partir de hoje, a Petrobras informou que haverá uma redução nos preços do GLP aplicados as botijas acima de 13kg nos tipos residenciais com variações de cortes entre 9,5% e 10,2%, diferenciando-se dos tipos empresariais que deve permanecer 7,8%, mais caro, demonstrando, segundo a Sindigás (A associação representa as distribuidoras de GLP), uma clara falta de políticas para o segmento.

As mudanças não param por aí, de acordo, com o cronograma da ANP, a reformulação da regulamentação do Novo Mercado de Gás deve ser concluída em 2023, com novas resoluções a serem publicadas em 2020.

Fonte: https://epbr.com.br/anp-aprova-venda-direta-de-glp-pelas-distribuidoras/?utm_source=Comece+seu+dia+bem-informado&utm_campaign=57ebce7246-&utm_medium=email&utm_term=0_5931171aac-57ebce7246-175213405