O processo de Inovação como avanço ao desenvolvimento na Petrobras

A transformação digital no setor de Óleo & Gás, já começou e a Petrobras reforçou seu posicionamento neste sentido. Toda empresa está comprometida com o avanço das estratégias e soluções inovadoras em seu programa de transformação digital. Em 2019, a Petrobras assumiu o compromisso de reestruturar e promover uma cultura, que busca através de métodos de inovação e criatividade, avançar em melhores tomadas de decisão, com mais agilidade e assertividade, desenvolvimento e alavancagem da produtividade. Esse programa de transformação visa não só buscar o avanço da produtividade, mas, principalmente, focar no ser humano como uma forma de inovar no setor, buscando através da inspiração as soluções necessárias para sustentar o potencial de atuação da empresa, como afirmou recentemente, o gerente geral de Transformação Digital da Petrobras, Augusto Borella:

Precisamos trocar o medo da mudança por inspiração. Na área de óleo e gás essa jornada está em andamento. — Uma característica que não é só da Petrobras, mas do setor, é que a inovação está muito associada a projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Estamos acostumados a criar soluções para sustentar e aumentar nossa atuação em campos mais profundos, com maior lâmina d’água e, consequentemente, maior pressão. Agora temos que expandir esse entendimento, é preciso inovar a qualquer momento, por qualquer pessoa, em qualquer processo. Precisamos exercitar esse olhar mais abrangente da inovação” — explicou o Gerente Geral em reportagem ao Globo.

Diversos setores da companhia estão participando de transformações internas para adequarem-se ao programa e seguirem rumo ao caminho digital. Para isso, foram implementadas várias ferramentas, treinamentos, cursos e projetos. Nessa jornada, um dos movimentos importantes que está sendo desenvolvido são os Treinamentos presenciais em Design Thinking, que ajudam os colaboradores a identificar desafios complexos, propor soluções e até mesmo se antecipar diante dessas situações desafiadoras através de soluções inovadoras e digitais. Essa abordagem, permite a elaboração de um conjunto de ideias e insights centradas no ser humano que possibilitam ultrapassar os desafios diários e ofertar melhores serviços aos clientes internos e externos.

No treinamento de Design Thinking, a Dinamus Capacitação, que ministra o treinamento, apresenta não só o conceito dessa abordagem, mas suas ferramentas e aplicabilidades, através de um ambiente dinâmico, colaborativo e, principalmente, multidisciplinar, mesclando teoria, cases, conceitos e a prática de como levar a abordagem para o dia-a-dia da Companhia.

“Acreditamos que em um ambiente totalmente competitivo, com maior participação de empresas estrangeiras, a necessidade de melhorar a produtividade e pensar em novos modelos é uma questão de sobrevivência. Não é mais possível se manter com inovações incrementais sem arriscar.” Afirma, Natália Azeredo, sócia da Dinamus Consultoria.

Já foram treinadas cerca de 50 colaboradores da Petrobras no curso introdutório e são previstas turmas de facilitadores e aplicação do Design Thinking para os próximos meses.